Para se adequarem à lei, empresas que lidam com dados de consumidores precisam fazer um diagnóstico da gestão do ciclo de vida dos dados dentro da empresa (Data Mapping). Essa iniciativa torna possível identificar que tipo de dados estão sendo coletados e como são armazenados pela empresa, viabilizando a criação de um plano de ação para tratar os dados em conformidade com a lei e criar medidas de segurança para assegurar a privacidade de seus clientes.
As organizações precisam adotar uma mentalidade analítica para atrair e conquistar a permissão dos usuários para acessar seus dados e, assim, obter insights valiosos para aumentar a vantagem competitiva frente à concorrência de forma legal. Para isso, devem implementar ferramentas que auxiliem na coleta de dados de múltiplas fontes para consolidá-los em um só lugar (Data Discovery). O objetivo principal é garantir que informações sejam visualizadas, avaliadas e acessadas em tempo real.
Uma dos procedimento recomendados pela lei é a criação de mecanismos internos para anonimização de dados sensíveis — como etnia, gênero, acessibilidade, entre outros — antes de serem analisados. Isso garante que os dados coletados não sejam associados à uma determinada pessoa física ou jurídica.
REFERÊNCIA DA MATÉRIA: socialgoodbrasil.org.br